6 oct 2011

1953 - O CANGACEIRO - Discografía Nacional




El 12 de mayo de 1953, la película brasileña “O Cangaceiro”, ganaba el Premio al “Mejor Film de Aventuras” y “Mención Especial por la Música" en el Festival de Cannes de 1953.

Fue el primer gran éxito del cine de Brasil en el extranjero y musicalmente, sus canciones tuvieron un impacto inmediato, especialmente en Europa.

Ficha Técnica:
Título original en portugués: O Cangaceiro
Francia: Sans peur, sans pitié
Estados Unidos: The ninth bullet
Italia: Il Brigante
Alemania: O Cangaceiro - Die Gesetzlosen

Argumento y Dirección: Lima Barreto
Diálogos: Raquel de Queiroz
Producción: Compañía Cinematográfica Vera Cruz
Distribución: Columbia Pictures do Brasil
Dirección Musical: Gabriel Migliore

Intérpretes: Alberto Ruschel (Teodoro), Marisa Prado (Olívia), Milton Ribeiro (Capitão Galdino), Vanja Orico (Maria Clódia), Ricardo Campos, Adoniram Barbosa (Mané Mole), Neuza Veras (cabocla), Zé do Norte (Cangaceiro), Lima Barreto (Comandante de volante)


  












Grabaciones originales

MULHER RENDEIRA [Olê Muié Rendeira] (Tradicional)
LUA BONITA (Zé do Norte/Zé Martins)
MEU PIÃO [Meu Pinhão] (Zé do Norte)
SÔDADE, MEU BEM, SÔDADE (Zé do Norte)

http://www.youtube.com/watch?v=jSrkprWc8UA


Los temas de la banda sonora alcanzaron transcendencia internacional y fueron grabados en Brasil, en discos de 10” y 78 r.p.m, por Zé do Norte y Vanja Orico para  RCA Victor y Demônios da Garoa para Odeon.


ZÉ DO NORTE (Alfredo Ricardo do Nascimento) (18/12/1908, Paraíba - 2/10/1979, Rio de Janeiro). Cantante. Compositor. Poeta. Escritor. Folclorista.

 
VANJA ORICO (15/11/1929, Rio de Janeiro). Actriz y cantante.
Además de representar a la profesora Maria Clódia en la película, interpretó Sôdade, meu bem, sôdade la primera composición compuesta por Zé do Norte a los 11 años.


1953 – CÔRO MIXTO / ZÉ DO NORTE
A. MULHER RENDEIRA - Toada (Música tradicional nordestinal) Coro Mixto com Conjunto
Gravação original do Filme da Vera Cruz “O Cangaceiro”
B. LUA BONITA - Toada (Zé do Norte/Zé Martins) Zé do Norte com Conjunto e Côro
Gravação original do Filme da Vera Cruz “O Cangaceiro”
RCA Victor S 10” (78 rpm) nº 80-1100 [Brasil]


MULHER RENDEIRA [Olê Muié Rendeira]
(Tradicional)

Olé, Mulher Rendeira,
Olé mulhé rendá
Tu me ensina a fazer renda,
Eu te ensino a namorá.
Olé, Mulher Rendeira,
Olé mulhé rendá,
Tu me ensina a fazer renda,
Eu te ensino a namorá.

Olé, Mulher Rendeira,
Olé mulhé rendá,
Saudade levo comigo,
Soluço vai no emborná.

Olé, Mulher Rendeira,
Olé mulhé rendá,
Se você tá me querendo,
Vamo pra Igreja, vamo casá.

Olé, Mulher Rendeira,
Olé mulhé rendá,
E depois de nóis casado,
Vou pra roça, vou prantá.
Olé, Mulher Rendeira,
Olé mulhé rendá,
Tu me ensina a fazer renda,
Eu te ensino a namorar.

Olé, Mulher Rendeira,
Olé mulhé rendá,
Tu me ensina a fazer renda,
Eu te ensino a namorar


LUA BONITA
Toada (Zé do Norte/Zé Martins)

Lua Bonita:
Se tu não fosses casada
eu pegava uma escada
lá noi céu no céu pra te beijar,
ese juntasse
teu frio com meu calor
que dirá nosso senhor se tu comigo te casar.
Lua Bonita me faz aborrecimento
ver São Jorge num jumento
pisando teu quilarão.
Pra que casastes com um homem tão sizudo
que come, dorme, faz tudo dentro do seu coração.
Lua Bonita, meu São Jorge é teu senhor
e é por isso que ele vive,
pisando teu esplendor.
Lua Bonita se tu ouvistes meus conselhos…
Vai ouvir pois sou alheio,
quem te fala é o meu amor.
Deixa São Jorge no seu Jubaio amontado
e vem cá para o meu lado
pra gente viver sem dor,
deixa São Jorge no seu Jubaio amontado
e vem cá para o meu lado
pra gente viver sem dor





1953 - ZÉ DO NORTE / VANJA ORICO
Grabaciones originales de la película O Cangaceiro
A. MEU PINHÃO côco (Zé do Norte) Zé do Norte
B. SÔDADE, MEU BEM, SÔDADE – canção (Zé do Norte) Vanja Orico con Orquesta
RCA Victor S 10” (78 rpm) nº 80-1101 [Brasil]


MEU PINHÃO [Meu pião]
Côco
Zé do Norte

O meu pião ele só roda com ponteira
A ponteirinha é rasteirinha pelo chão
O meu pião ele só roda com ponteira
A ponteirinha é rasteirinha pelo chão
Dance na mão, dance na mão, dance na mão
(Meu pião)
Dance na mão, dance na mão, dance na mão
(Meu pião)
Dance na mão, dance na mão, dance na mão
(Meu pião)

O meu pião é feito de goiabeira
Ele só roda com ponteira
Na palma da minha mão
Roda morena no meio desse salão
Requebrando o corpo todo no ronco desse pião

Dance na mão, dance na mão, dance na mão
(Meu pião)
Dance na mão, dance na mão, dance na mão
(Meu pião)
Dance na mão, dance na mão, dance na mão
(Meu pião)


SODADE, MEU BEM, SODADE
Zé do Norte

Sodade, meu bem, sodade,
Sodade do meu amor,
Sodade, meu bem, sodade,
Sodade do meu amor

Foi embora e não disse nada,
Nem uma carta deixou,
Os óios da cobra verde,
Hoje foi que arreparei,
Se arreparasse a mais tempo,
Não amava a quem amei

Quem levou meu amor,
Deve ser o meu amigo,
Levou pena deixou glória,
Levou sodade consigo,
Arrenego de quem diz,
Que o nosso amor se acabou,
Ele agora está mais firme,
Do que quando começou

Sodade, meu bem, sodade,
Sodade do meu amor,
Sodade, meu bem, sodade,
Sodade do meu amor....




1953 - DEMÔNIOS DA GAROA / HOMERO MARQUES
A. MULHER RENDEIRA (Tradicional) Baião Demônios da Garoa y Homero Marques
Grabada el 27 de enero de 1953.
B. PAI TOMÁS (Juraci Rago/Antônio Diogo) Samba Demônios da Garoa
Odeon S 10” (78 rpm) nº 13.403 [Brasil]

 
1953 - DEMONIOS DA GAROA / HOMERO MARQUES
A. MUJER BORDADORA [Mulher Rendeira] - baión (arreglos: Demonios da Garoa) Demonios Da Garoa con Homero Marques
De la película “O Cangaceiro”
B. PADRE TOMÁS [Pai Thomaz]samba (Antonio Diogo/Rago) Demonios da Garoa con acompañamiento regional
Odeon S 10” (78 rpm) nº 196459 [Argentina]



 
1953 - TRIO MARABÁ
Betinho e seu conjunto
A. MULHER RENDEIRA - ritmo de baiao (Motivo Popular do Nordeste)
Do filme “O Cangaceiro”
B. NINGUEM ME AMA - samba-cancao (Fernando Lobo/Antônio Maria)
Copacabana S 10” (78 rpm) nº 5044 [Brasil]

Reediciones, regrabaciones y versiones



1953 - ZE DE NORTE
A. MULHER RENDEIRA (Gemischter Chor mit Belgeitung
Toade aus dem Tonfilm “O Cangaceiro” (“Die Gesetzlosen”)
B. LUA BONITA (Ze de Norte/José Martins) Zé do Norte
Toade aus dem Tonfilm “O Cangaceiro” (“Die Gesetzlosen”)
Electrola S 10” (78rpm) nº EG 8045 [Alemania]


1963 - O CANGACEIRO
Trilha Sonora do Filme
A.1. MULHER RENDEIRA (Tradicional) Coro Mixto
A.2. LUA BONITA (Zé do Norte/Zé Martins) Zé do Norte
B.1. SODADE, MEU BEM, SODADE (Zé do Norte) Vanja Orico
B.2. MEU PINHÃO (Zé do Norte) Zé do Norte
RCA Victor EP nº LCD-1036 [Brasil]



1972 – VANJA ORICO
Bande sonore originale du film “O Cangaceiro”
A. MULHER RENDEIRA (folklore) Coro
B. SODADE, MEU BEM, SODADE (Zé do Norte) Vanja Orico
RCA S 7” (45 rpm) nº 49.741 [Francia]




VANJA ORICO
Accompagnée par Ze Do Norte Et Son Orchestre Folklorique
O’ CANGACEIRO
Bande originale du film
A.1. MULHER RENDEIRA – toada (Tradicional) Chœur
A.2. SODADE, MEU BEM, SODADE (Zé do Norte) Vanja Orico
B.1. MEU PINHAO [Meu pião] - coco (Zé do Norte) Zé do Norte
B.2. LUA BONITAtoada (Zé do Norte/J. Martin) Zé do Norte
RCA EP (45 rpm) nº 75.368 [Francia]





O' CANGACEIRO - VANJA ORICO
A.1. MULHER RENDEIRA – toada (Tradicional) Chœur
A.2. SODADE, MEU BEM, SODADE (Zé do Norte) Vanja Orico y Orquesta
B.1. MEU PINHÃO côco (Zé do Norte) Zé do Norte
B.2. LUA BONITAtoada (Zé do Norte/J. Martins) Zé do Norte
RCA EP (45 rpm) nº EPA-9634 [Alemania]



1975 – BANDIT OF LOVE
O CONGA CEIRO
A. CANGACEIRO [Mulher Rendeira] (Tradicional)
B. TRISTEZA (Haroldo Lobo/Niltinho)
Barclay S 7” (45 rpm) nº BAR 620193 [Francia]



1976 - BANDITS OF LOVE
A. CANGACEIRO Mulher Rendeira (Tradicional)
B. TRISTEZA (Haroldo Lobo/Niltinho)
Young/RGE S 7” nº 301.0148 [Brasil]



1977 - BANDITS OF LOVE
A.1. DEIXA (Baden Powell/Vinicius de Moraes)
A.2. TRISTEZA (Haroldo Lobo/Niltinho)
B.1. MULHER RENDEIRA (Tradicional)
B.2. A BANDA (Chico Buarque)
Young/RGE EP nº 302.0052 [Brasil]

1 comentario: